segunda-feira, 19 de julho de 2010

Rito Adonhiramita

Na Europa, o Rito Adonhiramita foi praticado na França e em Portugal, difundindo-se das colônias e sendo o preferido da armada napoleônica. Com a difusão do Rito Francês ou Moderno, o Rito Adonhiramita começou a ser abandonado, restringindo a sua prática ao Brasil, onde se encontra a sua Oficina Chefe. Graças a isso, o Rito manteve a sua pureza original e não sofrendo as influências do teosofismo, ocorrida com os outros ritos no final do século XIX.

Vestuário Completo - Rito Adonhiramita
Sapatos e meias pretas, terno completo preto; camisa e luvas brancas; gravata segundo o Rito (Adonhiramita=branca; Escocês= preta; Brasileiro=bordo etc). Este traje e de uso obrigatório em todas as sessões Magnas. No Rito Adonhiramita o correto e o uso do terno preto; evitando-se o mais possível o uso do balandrau, e obviamente revestido de seu Avental.

Pouco observado, mas previsto no Regulamento Geral, e a proibição de botons, alfinetes e outros símbolos na lapela ou gravata ou chapéu, a negligencia dos Oradores e Mestres de Cerimônia nos obriga a contemplar verdadeiras arvores de natal em alguns Maçons....
As cores emitem uma energia própria. O preto seria uma negação ou ausência de cor, o que faz-nos RECEBER ENERGIA ao invés de emitir; permite-nos, desta forma, “absorver o bem que emana dos corpos organizados”. As instruções afirmam que esta influência benéfica se expande por todo o interior do Templo e se nos vestíssemos com outra cor ela se refletiria, não ajudando o homem que vem transcender-se com seus II:. .As luvas representam a candura que reina na alma do homem, de bem e de pureza das suas ações . A gravata branca esta associada ao simbolismo das luvas e guarda sua origem na aristocracia Francesa.

Postado: * Ir. Percy Wierderkehr *
Do autor Melkisedek- Gazeta Maçônica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Arquivo do blog