sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Consolamentum

O Consolamentum é um rito cátaro. Os sacerdotes cátaros, ou bons homens e boas mulheres, como se autodenominavam, eram assim chamados a partir do momento em que recebiam o consolamentum. Ele representa simbolicamente a morte com relação ao mundo corrompido.
Os crentes (croyants) eram simpatizantes da doutrina cátara e somente recebiam o consolamentum nos momentos que antecediam sua morte.

O consolamentum foi um batismo espiritual, como descrito no Novo Testamento, onde a prática judaica do batismo por água foi revogada, e o batismo de fogo implementado. (Cristãos modernos lembrar disso como Pentecostes e alguns, pentecostais, tornam a principal característica de sua teologia). Somente um Parfait poderia administrar o consolamentum, o que significava que todos os novos Parfaits estavam no final de uma cadeia de antecessores Perfeitos ligando-lhes com os apóstolos e ao próprio Jesus.

Foi a cerimônia mais importante na teologia dos Cátaros, marcando a transição do crente comum (ou Auditore credente) para a Parfait, um dos eleitos.
Durante a cerimônia o Espírito Santo foi acreditado para descer do céu , e parte do Espírito Santo, então, habitam o corpo corporal Parfait.
Foi em grande parte devido a esta parcela de habitação do Espírito Santo que Perfeitos eram esperados e disposto a liderar essa austera vida ascética, e como crentes comuns estavam preparados para "adorar".

A cerimônia foi marcante em sua simplicidade.
Não exigiu elementos materiais, tais como água ou óleo da unção, e parece ter preservado uma cerimônia cristã mais antiga da Igreja.
Para os cátaros isso foi surpreendente, já que eles alegaram que o rito tinha sido nomeado por Cristo, e que tinha sido transmitido de geração em geração pelos homines boni.
Para os católicos, foi sim um mistério e sua melhor explicação foi que o rito cátaro era uma imitação distorcida de diversos ritos católicos.

O consolamentum também foi dado a crentes doentes ou feridos, na expectativa da morte.
Quando eles morriam rapidamente este procedimento não apresentava nenhum problema, já que eles tinham pouca oportunidade de cair em pecado.
Mas caso se recuperassem estavam agora Perfeitos e, presumivelmente, deveriam comportar-se como tal.
Algumas autoridades (nomeadamente Jean Duvernoy) diferenciam entre o batismo dos perfeitos, a partir de "consolação" batismo concedido à morte para a remissão dos seus pecados.
Apesar de ambos os ritos serem idênticos aqueles que receberam "consolação" o batismo e sobreviveram parecem ter sido obrigados a, em seguida, realizar a formação normal e receber os Consolamentum novamente para se tornar um membro de pleno funcionamento dos Eleitos.

www.cathar.info

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Arquivo do blog