O rito bizantino é o rito da antiga Constantinopla, que é usado nos dias de hoje pela maior parte das igrejas ortodoxas e das igrejas católicas orientais. É um dos ritos existentes mais antigos, possuindo em torno de 1600 anos, e se originou a partir da fusão dos costumes litúrgicos de Antioquia e Jerusalém, complementada pelo luxo da igreja e corte imperiais. Possui quatro ordinários para a celebração eucarística, conhecida como Divina Liturgia: Divina Liturgia de São João Crisóstomo, Divina Liturgia de São Basílio, Divina Liturgia de São Gregório Nazianzeno dos Dons Pré-Santificados e Divina Liturgia de São Tiago.
É usado na maioria das Igrejas Ortodoxas e nas seguintes igrejas católicas orientais:
Igreja Católica Bizantina Albanesa
Igreja Católica Bizantina Bielorrussa
Igreja Greco-Católica Búlgara
Igreja Greco-Católica Croata
Igreja Católica Bizantina Grega
Igreja Greco-Católica Melquita
Igreja Greco-Católica Húngara
Igreja Católica Ítalo-Albanesa
Igreja Católica Bizantina Macedônia
Igreja Greco-Católica Romena unida com Roma
Igreja Católica Russa
Igreja Católica Rutena
Igreja Greco-Católica Eslovaca
Igreja Greco-Católica Ucraniana
Divina Liturgia é como é conhecida a celebração eucarística no rito bizantino. É usada nas Igrejas orientais católicas de rito bizantino e também na Igreja Ortodoxa.
Alguns Ortodoxos usam o nome de Santa oferenda. Algumas vezes, também no rito latino, usa-se esta terminologia.
A Divina Liturgia possui quatro ordinários de celebração: a Divina Liturgia de São João Crisóstomo, a Divina Liturgia de São Basílio, Divina Liturgia de São Gregório Nazianzeno dos Dons Pré-Santificados e Divina Liturgia de São Tiago.
Organização
A Divina Liturgia segue um esquema fixo, mesmo se as leituras e os hinos variassem conforme o calendário litúrgico. É dividida em trés partes:
Liturgia da preparação: quando os celebrantes vestem a roupa sagrada e começa a Prothesis;
Liturgia dos catecúmenos, chamada também Liturgia da Palavra.
Liturgia dos fiéis, assim chamada porque somente os batizados em estado de graça (sem pecado mortal ou grave) podiam assistir. Hoje esta parte é só aplicada à comunhão.
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sábado, 24 de julho de 2010
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