domingo, 31 de outubro de 2010

RITUAIS ESPIRITUAIS UMBANDISTAS

Todo ritual é utilizado para alterar o estado de consciência em relação ao mundo lógico, para desestruturar ou fortalecer o que já está instalado ou o que está sendo constituído.

Segundo a Tradição Afro-Brasileira, mais especificamente, o xirê Guaracyano, um ritual utiliza determinadas combinações de forças ou energias dos Elementos e suas qualidades vibratórias e espirituais como condutores essenciais na passagem do plano físico ao plano de Luz dos objetos, símbolo e representações.

“Com esta riquíssima fusão “Psicologia e Umbanda”, tudo clareou em minha mente. A teoria da maneira que foi exposta, foi de encontro o que temos de mais profundo dentro do nosso ser.” Zeca Schetino, NY

Há vários tipos de rituais, como o de consagração, os sacudimentos, os assentamentos, os de banhos energéticos, os rituais externos, entre tantos outros.

Para se alcançar o plano sutil de Luz de um material ou objeto é necessário que se faça o ritual de consagração, ou seja, o ritual de tornar aquele objeto Sagrado, despertando a Luz espiritual contida nele. Isto ritual estabelece que os objetos consagrados terão uma finalidade e uma qualidade vibratória específica de acordo com a intenção do ritual. O material consagrado será o elo entre o mundo físico e o mundo espiritual.

Em momentos de consagração, é necessário preparar o ambiente, limpando as vibrações negativas – por exemplo, com a queima de ervas – , elevando o plano vibratório e propiciando, através de danças, cantos, rezas e transes, a ligação entre o plano físico e o espiritual.

O ritual é feito com o material consagrado e a pessoa que irá receber os benefícios poderá estar ou não presente. Geralmente, estando presente, passará pelo ritual de banhos energéticos, banhos espirituais ou sacudimentos para que se dê início ao processo de limpeza no campo vibratório .

Como o objetivo de um ritual é alterar o estado de consciência em relação ao mundo lógico e desestruturar o que já está instalado, é muito importante se ter consciência do que se pretende alcançar com essa alteração; do contrário, corre-se o risco de levar a pessoa a um caos que irá se sobrepor ao já existente e não conhecido por ela, o que, conseqüentemente, tornará a situação ainda mais difícil.

A partir do momento que ocorre a quebra de um processo, um novo processo surge naturalmente. Em determinados casos, isso pode levar à volta ao passado, o que para alguém doente pode representar o tempo de saúde.

Podemos dizer que o ritual é o veículo que nos leva aos encantos do universo espiritual. Basta apenas saber conduzi-lo.

Os Rituais Espirituais são utilizados para fortalecer o que já esta estabelecido e que está dando certo. Exemplo: Um bom trabalho, uma boa saúde, um bom relacionamento, etc. Às vezes fortalecer o que está dando certo, exemplo de um bom trabalho, não significa fazer um ritual relacionado ao bom trabalho e sim fortalece o indivíduo para que ele tenha consciência desse bom trabalho. Se for feito ao contrário, ou seja, fortalecer o trabalho ao invés do indivíduo, haverá uma descompensação ou enfraquecimento na relação do indivíduo com o trabalho.

Dependendo do Elemento (Fogo, Terra, Água ou Ar) e/ou o Elemental (Elegbara, Ogum, Oxumare, Xângo, Obaluae, Oxóssi, Ossae, Obá, Nana Buruque, Oxum, Yemanjá, Ewa, Iansã, Tempo, Ifá e/ou Oxalá) envolvidos no ritual, a consequência ou consequências serão compatíveis com a polaridade do Elemento e/ou Elemental no resultado final.

Exemplos de descompensação e/ou enfraquecimento causados por rituais nao corretamente direcionados:

Se o ritual foi erroneamente baseado no Elemento Fogo, o indivíduo se sentirá desmotivado e sem interesse no seu trabalho; no Elemento Terra, o indivíduo se tornará extremamente crítico e intolerante como se a crítica e a intolerância sustentassem a sua competência perante as pessoas; no Elemento Àgua, a relação interna de acolhimento do indivíduo com o grupo de trabalho e vice versa, se tornará difícil porque a aproximação das pessoas é sinonimo de invasão afetiva; no Elemento Ar, o trabalho se tornará delimitador e incoerente com a sua expectativa de expansão profissional.

Os rituais também sao feitos para descarregar energias e vibrações negativas adquiridas ou geradas involuntáriamente no campo elétrico magnético. Exemplo: Cristalização de resíduos emocionais desorganizados que se instalam no campo energético do indivíduo. A tristeza, por exemplo. Esse sentimento nao se restringe apenas como uma expressão de um estado emocional. Outras áreas são atingidas e sofrem reações pela interferencia da cristalização dos residuos da tristeza, como por exemplo, os campos energetico e vibratório ficam incompativeis entre si, a percepção se torna nebulosa, o comportamento se declina para a compensação.

Dependendo da fragilidade da pessoa, ou da intensidade da cristalização é comum a somatização, que nesse caso é a expressão fisica da tristeza. Isso quer dizer que o que estava cristalizado no plano sútil do indivíduo atingiu um estágio mais profundo. É importante que os rituais de descarregos de energias e vibrações sejam feitos antes que os resíduos se cristalizem no corpo do individuo e chegue no estágio de somatização.

Rituais utilizados para « quebrar » o que esta sendo estabelecido ou que já esta estabelecido. Exemplo: Quebra da cadeia geradora da doença para que a saúde volte a prevalecer. Quando se está doente significa que a organização do processo da doença foi bem sucedido e por essa razão se instalou. Rituais são feitos para desestruturar e/ou desorganizar o que está em processo, os síntomas ou que ja está estabelecido, a doença. Isso implica incluir os rituais relacionados ao Orixá Tempo para o resgate da pessoa antes da doença.

Em um ritual a ritualistica é um fator muito importante porque é o alicerce que norteia a qualificação do material utilizado e é o facilitador para se alcançar o plano e dimensao espiritual almejados.

Os materiais utilizados, o local, a pessoa ou as pessoas relacionados com o ritual precisam estar afinados e alinhados.

Muito se questiona sobre quais são os materiais ou objetos que devem ser utilizados nos diferentes rituais. A escolha é feita de acordo com a força da representação espiritual que esse objeto tem. Por exemplo: Se você colhe uma pedra do rio para fazer um ritual, você esta envolvendo a luz espiritual de Xângo (fogo), representada pela pedra e a riqueza da Oxum (água doce), pelas águas do rio. A combinação desses dois elementos pedra e água dará uma qualidade especifica de Xângo e uma qualidade especifica de Oxum . Se a pedra tivesse sido escolhida em uma mata, a qualidade do Xângo seria outra. Resta saber qual é a combinação coerente com o objetivo do ritual.

Nesse exemplo temos dois objetos concretos, a pedra e a água escolhidos pela consciência racional da escolha. A transformação desses dois objetos como representaçoes espirituais no ritual dependerá da ritualistica utilizada e da consciencia espiritual de quem prática o ritual.

http://tinadesouza.com/2010/03/rituais-espituais/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Arquivo do blog