domingo, 31 de outubro de 2010

Iniciação Cristã: Sinais, Símbolos E Rituais

Alberto Matos



Introdução



O objetivo deste trabalho é desenvolver um sucinto levantamento de dados sobre a iniciação cristã, em sua preparação e batismo de candidatos envolvendo sinais, símbolos e rituais, durante os primeiros quatro séculos da Igreja.

Esta pesquisa reuniu as informações quanto aos critérios observados no processo utilizado para a preparação e batismo do postulante a ingressar na Igreja.

A coleta de dados justifica-se pela necessidade de avaliar o impacto que tais sinais, símbolos e rituais significavam para o contexto daqueles dias , objetivando o possível resgate de práticas que porventura tenham se perdido ao longo de dois milênios.

Aqueles que andaram com o Mestre por Excelência, ouviram d'Ele, publicamente, acerca dos mistérios dos céus através de parábolas (1), mas somente, a sós com Ele (2), que tomaram conhecimento do significado espiritual para a vida deles e logo aprenderam a operacionalizar os Elementos Litúrgicos (3) na rede solidária (4) que iniciaram na face da terra.

Desde cedo a Igreja aprendeu a usar a força dos sinais , símbolos e rituais (5) para ratificar e clarificar os ensinamentos, dos quais recebeu a incumbência de ser portadora (6).

Tendo como lastro a cultura judaica (7), em muito importou modelos de alegorias, tipos e sombras(8) de eventos proféticos e escatólogicos através de uma linguagem simples, mas clara e contundente.

Sendo Igreja, Sal e Luz, numa terra sem sabor e envolvida nas trevas, logo através de suas práticas naturais e cotidianas, perserverando na Instrução das Sagradas Escrituras, na Koinonia, no partir do pão e nas orações , todos os dias no Templo, louvando a Deus, eles, juntos, comiam o pão com alegria e singeleza de coração. Automaticamente, caíam na graça de todo o povo e todos os dias acrescentava o Senhor à Igreja, aqueles que se haviam de salvar.

A Igreja nos primeiros quatro séculos fez muito bom uso dos Elementos Litúrgicos que possuia em seu bojo litúrgico. Acentuando-se esta utilização no terceiro e quarto século!

Utilizou-se das formas mais diversificadas dos sinais, símbolos e rituais para visualizar no campo terreno, o espiritual.

Numa linguagem riquíssima, usando os sinais, associou o Sinal da Cruz à Unção na fronte, ouvidos, narinas e peito. A ação na fronte dos batizandos era para eles serem libertados da vergonha que o primeiro homem transgressor levou por toda a parte e para que de face descoberta eles pudessem contemplar a glória do Senhor. Nos ouvidos, para que eles pudessem ouvir a Voz do Senhor. Nas narinas para ao receber o divino ungüento pudesse dizer: "Somos para Deus, entre os que se salvam, o bom odor de Cristo. No peito, a fim de que, tendo revestido a couraça da justiça, pudessem resistir aos artifícios do diabo.Usa a imersão por 3 vezes no Batismo, como sinal semelhante que foi dado por Jesus, quando lhe pediram um sinal. Ele disse que passaria 3 dias no interior da terra, assim como Jonas havia passado três dias no interior do peixe.A imersão era realizada por três vezes para significar o sepultamento de três dias de Cristo. O Ósculo Santo era sinal da reconciliação, pois lembrava ao batizando o que Cristo falou acerca do momento em que ele fosse levar a sua oferta ao altar e se lembrasse de que alguém tinha alguma coisa contra a sua vida, deveria primeiro, reconciliar-se com o seu irmão. O Ósculo da Paz é o Ósculo da Reconciliação e, é por esta razão, que ele era apresentado como santo.

Na utilização dos símbolos, a Igreja fez uso do Despojamento das Vestes para simbolizar a imagem do despojamento do velho homem, bem como a Cristo em Sua nudez na cruz. Por Sua nudez despojou os principados e as potestades e no lenho triunfou corajosamente sobre eles. Fez uso da renúncia à Satanás, mostrando o batizando entre o Ocidente e o Oriente; tratou de apontar o Ocidente, lugar em que o sol se põe como o lugar em que as trevas dominam e, que Satã é trevas e tem o seu poder nas trevas. Quanto ao Oriente, é o lugar onde o sol nasce...lugar da luz! Lembra o profeta Malaquias 4.2: "Mas, para vós que temeis o Senhor, nascerá o Sol da Justiça..." No oriente, o sol nasce e representa O Senhor Jesus dissipando as trevas na vida cristã. Utiliza-se da água para trazer uma simbologia das mais impactantes, quando no Batismo, exemplifica que a água batismal é água da salvação para o batizando, mas água de condenação para Satanás. Isto nos lembra a passagem do Apóstolo Pedro: " Pedra Principal e de Esquina, para os que crêem, mas Rocha de escândalo e Pedra de Tropeço para os que se perdem...(I Pe.2.6-10). A Unção com óleo de ação de graças após o Batismo significava o que Cristo falou: O Espírito do Senhor está sobre mim!

Os rituais são preciosíssimos em todo significado espiritual. Por exemplo, os 40 dias de jejum simbolizando os 40 anos que Israel passou no deserto para ser tentado; bem como os 40 dias que Cristo passou no deserto quando foi conduzido pelo Espírito Santo e, lá ,foi tentado. Durante a preparação, era comum, uma vez que os candidatos eram submetidos a processos rígidos, serem tentados para desistirem de tal decisão. O ritual dos exorcismos diários ou constantes firmava o ensinamento de que os candidatos precisariam estar purificados em suas vidas para serem recebidos na iniciação cristã.Quando o diácono oferecia água para o bispo lavar as mãos quando estivesse no altar de Deus, tinha o propósito de mostrar a necessidade de que aqueles que ministram no altar devem se purificar de todos os pecados e de todas as faltas.

Diante de uma riqueza de Elementos Litúrgicos tão imensa, visualisa-se achados importantíssimos no contexto da Iniciação Cristã para o fazer litúrgico atual. São eles:

1. A Divulgação da Fé através da Igreja de forma natural e espontânea;

2. A valorização dos Elementos Litúrgicos como elementos de expressão e visualização da riqueza divina;

3. O envolvimento litúrgico de toda a comunidade;

4.O Ministério Plural e Criativo da Igreja em ação;

5.A Instrução com maior freqüência e maior empenho para os neófitos e fiéis maduros.



Conclusão



Todos os sinais, símbolos e rituais não têm finalidade em si mesmos, mas têm como objetivo principal e final, a própria iniciação cristã.

Na iniciação cristã os sinais, símbolos e rituais são justificados em sua existência, quando interligam o batizando à realidade do mundo espiritual. É preciso olhar para eles como um conjunto; como peças fundamentais de um acontecimento maior!

Conscientes desta verdade ampliemos os horizontes de nossa mente e coração para alcançarmos maior dimensão de compreensão quanto aos Elementos Litúrgicos.

_____________________________

(1)" E falou-lhe de muitas coisas por parábolas..." - Mt.13.3a.

(2) " E acercando-se d'Ele os discípulos, disseram-Lhe: Por que lhes falas por parábolas? Ele, respondendo, disse-lhes: Porque a vós vos é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado. Porque 'aquele que tem, se dará, e terá em abundãncia; mas aquele que não tem, até aquilo que tem lhe será tirado. Por isso lhes falo por parábolas; porque eles, vendo, não vêem; e, ouvindo, não ouvem nem compreendem. E neles se cumpre a profecia d'Isaías, que diz: Ouvindo, ouvireis, mas não compreendereis, e vendo, vereis, mas não percebereis. Porque o coração deste povo está endurecido, e ouviram de mau grado com seus ouvidos, e fecharam seus olhos; para que que não vejam com os olhos, e ouçam com os ouvidos, e compreendam com o coração, e se convertam, e Eu os cure. Mas bem-aventurados os vossos olhos, porque vêem, e os vossos ouvidos, porque ouvem. Porque em verdade vos digo que muitos profetas e justos desejaram ver o que vós vedes, e não viram; e ouvir o que vós ouvis, e não ouviram" – Mt.13.10-17.

(3) Didaquê cap. 7-10 – Há instruções sobre o ritual do Batismo , Jejum, Oração, Eucaristia, Ação de Graças. Na instrução sobre o Batismo encontramos uma simbologia envolvendo o mesmo, pois na falta de água corrente, a água deveria ser derramada por três vezes sobre a cabeça do batizando, existindo uma associação nítida com a Trindade, uma vez que era em nome do pai, do Filho e do Espíto Santo. Na instrução sobre a oração , há a orientação de se orar três vezes por dia. Quando se instrui acerca da Eucaristia, os apóstolos afirmam que" o pão quebrado primeiro fora semeado sobre as colinas e depois recolhido para tornar-se um, assim das extremidades da terra seja unida a ti tua Igreja em teu reino..."(9.4). Na Ação de Graças, eles mencionam " reúne esta Igreja santificada dos quatro ventos no teu reino que lhe preparaste" (10.5). Eles não somente tinham conhecimento dos Elementos Litúrgicos, como também utilizavam sinais, símbolos e rituais nas celebrações da comunidade.

(4) HOORNAERT, Eduardo. As comunidades cristãs dos primeiros séculos. In: PINSKY, Jaime; PINSKY, Carla Bassanez (orgs.). História da cidadania. São Paulo: Contexto, 2003, p.81-95. Fala acerca de que a Igreja era uma rede associativa que acolhia os marginalizados.

(5) Vide nota 3.

(6) "Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda a criatura" – Mc.16.15.

(7) O Profº James F. White em sua obra Introdução ao Culto Cristão, p.153, diz que o cristianismo em seu início tem as suas raízes na cultura judaica.

(8) Didaquê , cap. 16.1,5 e 6: "Vigiai sobre vossa vida. Não deixeis apagar vossas lâmpadas nem solteis o cinto de vossos rins, mas estai preparados, pois não sabeis a hora na qual Nosso Senhor vem. Então toda a criatura humana passará passará pela prova de fogo e muitos se escandalizarão e perecerão. Mas aqueles que permanecerem firmesna sua fé serão salvos por aquele que os outros amaldiçoam (pelo amaldiçoado). Aparecerão os sinais da verdade: primeiro o sinal da abertura no céu, depois o sinal do som da trombeta e, em terceiro lugar, a ressurreição dos mortos.

http://www.artigonal.com/religiao-artigos/iniciacao-crista-sinais-simbolos-e-rituais-dr-alberto-matos-473426.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Arquivo do blog